Terapia da Fala


Project Description

O serviço de Terapia da Fala do ITAPA disponibiliza um tratamento especializado em crianças em idade pré-escolar,  em crianças e jovens em idade escolar, e na idade adulta.  Todas as pessoas são atendidas em máximo sigilo, directamente pelo técnico com quem foi feita a marcação prévia da primeira consulta. Só após (pelo menos) a primeira consulta se irá inter-decidir sobre o processo terapêutico e os seus trâmites.

 

“A comunicação verbal e escrita, assim como, a fonação, mastigação e deglutição, afiguram-se um processo simples e transparente. Efectivamente, a aquisição destas competências, enquanto dimensão específica do ser humano, são tão naturais, e estão tão imbricadas na nossa interacção, que só as valorizamos quando assinalamos algum problema na sua utilização. Defrontar as dificuldades, que podem ocorrer em qualquer idade, leva-nos a interrogar-nos sobre as suas causas, pelo que, empenhamos todos os esforços de forma a encontrar as estratégias adequadas para as corrigir, ou, pelo menos, atenuar o seu desempenho menos conseguido.

A Terapia da Fala avalia e reabilita indivíduos de todas as idades, tendo por objectivo geral optimizar as capacidades de comunicação (compreensão e expressão da linguagem oral e escrita) e/ou fonação (voz), mastigação (disfunções crânio mandibulares) e deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada) do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida. ”

Manuel Viegas, Terapeuta da Fala, Coordenador e Supervisor de Terapia da Fala do ITAPA.