Terapia Assistida por Cães


Project Description

  • 0
  • Setembro 24, 2020

O serviço de Terapia Assistida por Cães do ITAPA destina-se a crianças, adolescentes e adultos. Todos as pessoas são atendidas em máximo sigilo, directamente pelo técnico com quem foi feita a marcação prévia da primeira consulta.

A Intervenção assistida por animais (IAA) abrange um alargado leque de intervenção que intencionalmente incluem um animal com o intuito de promover o bem-estar bio-psicossocial do indivíduo.

A Terapia assistida por animais (TAA) surge assim como uma subárea das IAA, em que o animal é não só a parte principal, mas também uma parte integrante do processo terapêutico com o objectivo de promoção de competências a nível do desenvolvimento físico, social, emocional e/ou cognitivo dos pacientes.
Sendo uma forma de complementar as estratégias terapêuticas convencionais, a TAA despoleta maior colaboração e envolvimento no processo terapêutico, podendo ser aplicada em áreas como o desenvolvimento psicomotor e sensorial, distúrbios mentais, distúrbios emocionais e relacionamento social.

Os animais utilizados nestas intervenções são previamente treinados de modo a que a prática seja positiva para todos os intervenientes. Para além do treino e do controlo veterinário também é assegurada a existência dos documentos e seguros de trabalho exigidos.

Neste serviço a terapia é assistida por cães, a intervenção é realizada por um psicólogo que, após uma avaliação inicial que demonstre os possíveis benefícios para o indivíduo, elabora um programa de intervenção adequado com objectivos e métodos de avaliação específicos.

 

Jéssica Costa, Neuropsicóloga Clínica do ITAPA