Neuropsicologia Clínica


Project Description

O serviço de Neuropsicologia Clínica do ITAPA destina-se a crianças, adolescentes e adultos  [Avaliação Neuropsicológica e (Re)Habilitação Neuropsicológica]. Todos as pessoas são atendidas em máximo sigilo, directamente pelo técnico com quem foi feita a marcação prévia da primeira consulta.

 

“A Neuropsicologia, através da estimulação cognitiva, compreende o treino de funções cerebrais como a memória, a atenção, a orientação, a linguagem, o cálculo, a praxia, entre outras, cuja avaliação e intervenção é indicada em quadros de doenças degenerativas (Alzheimer; Parkinson, Demência vascular, etc.), síndromes cerebrais agudas (Acidentes vasculares cerebrais, Traumatismos crânio-encefálicos, etc…) e Perturbações do Neuro-desenvolvimento (hiperactividade com ou sem Défice de Atenção, perturbação do Desenvolvimento Intelectual, perturbação específica da aprendizagem, etc…).

O Exame Neuropsicológico permite avaliar as funções cognitivas de cada pessoa, com o intuito de elaborar um plano de intervenção individualizado, onde elementos como o grau de dificuldade das tarefas, o ambiente, ou sentimentos de frustração e desmotivação, não coloquem em causa o sucesso da intervenção, de forma a permitir a reabilitação das funções cognitivas perdidas, indispensáveis para a promoção da sanidade, independência e autonomia de cada um.

O processo de reabilitação tem como objectivo primordial a compensação das funções afectados e para esse fim todos os materiais utilizados são especialmente adaptados ao indivíduo e as susceptibilidades aferidas, aquando a realização do exame neuropsicológico. A realização de reavaliações periódicas é igualmente importante para avaliar a necessidade de continuidade do processo e redefinir objectivos, assim como para acompanhar de modo próximo o desenvolvimento de cada situação.”

 

Jéssica Costa, Neuropsicóloga Clínica do ITAPA.