Neuropsicologia Clínica


Project Description

O serviço de Neuropsicologia Clínica do ITAPA destina-se a crianças, adolescentes e adultos  [Avaliação Neuropsicológica e (Re)Habilitação Neuropsicológica)]. Todos as pessoas são atendidas em máximo sigilo, directamente pelo técnico com quem foi feita a marcação prévia da primeira consulta.

 

“O Exame Neuropsicológico é indicado na avaliação de diversos quadros clínicos associados ao sub-desenvolvimento das Funções Nervosas Superiores, que comprometem, por exemplo, o sucesso escolar e a adaptação da criança/jovem à vida. Aplica-se também no âmbito da reabilitação em caso de lesões ou perda de capacidades que já haviam sido adquiridas (como no caso de lesões cerebrais decorrentes de patologias como Alzheimer, Parkinson, etc. ou decorrentes de AVC’s, de tumores cerebrais, etc.).

O tratamento neuropsicológico possibilita a (re)habilitação de funções como a percepção, memória, atenção, concentração, orientação visuo-espacial e motricidade. Para tal, o Neuropsicólogo recorre a testes e provas neuropsicológicas e a sua intervenção passa pela estimulação cognitiva das funções cerebrais. Para cada paciente é traçado um plano terapêutico, onde serão definidas as áreas a estruturar ao longo de 12 sessões de (re)habilitação neuropsicológica, segundo os resultados de cada exame. Após as primeiras 12 sessões é realizada uma reavaliação que definirá a continuidade do processo.

Assim, a Neuropsicologia Clínica aplica-se na avaliação, habilitação ou reabilitação de pessoas que apresentam problemáticas ao nível das funções cognitivas, que interferem no seu comportamento, relação com os outros e adaptação social, tal como acontece em: Dificuldades de aprendizagem; Dislexia; Hiperactividade com ou sem Défice de Atenção; Demências (Alzheimer, Parkinson, etc.); Traumatismos Cranianos; Perda de capacidades cognitivas após acidente vascular cerebral (AVC); Perturbação do Sono; Entre outras.”

Pedro Ferreira Alves, Neuropsicólogo Clínico, Coordenador e Supervisor de Neuropsicologia Clínica do ITAPA.